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Foto do escritorClaudio Crescencio

Como prolongar a vida útil de um motor?


Quando a manutenção de um veículo é realizada adequadamente, torna-se possível sim prolongar sua vida útil. Para a STP do Brasil, além da troca de óleo lubrificante que já faz parte dos hábitos de consumo dos brasileiros, há alguns pontos de atenção que fazem a diferença para garantir o bom estado de conservação de um carro.

O primeiro passo é o consumidor final ter sempre muita cautela com o combustível que insere em seu veículo. Ele é o grande responsável pela conservação – ou não – do motor. Se por alguma eventualidade não for um produto de qualidade, corre-se o risco do motor ser contaminado com sujeiras em excesso, o que pode acarretar em grandes prejuízos com reparos mecânicos.

Para melhorar a qualidade do combustível usado, a STP do Brasil disponibiliza produtos para tratamento de combustíveis, para carros a gasolina, flex e diesel, que podem ser aplicados diretamente no tanque. Podendo ser facilmente adquirido em postos de gasolina, centros automotivos e outros, estes produtos limpam e evitam a formação de impurezas, vernizes e borras provenientes da combustão. Dessa forma, agem na limpeza e proteção de carburadores, bicos injetores, válvulas de admissão e outros itens importantes do motor, melhorando seu desempenho, prevenindo eventuais reparos e manutenções.

Como segundo passo, é importante certificar-se também de que o óleo lubrificante escolhido é de boa procedência e garantir que seja trocado a cada 10 mil quilômetros rodados ou após de 12 meses – o que vencer primeiro deve ser priorizado. Prolongar estes critérios de troca de óleo gera uma “borra” de óleo espesso que pode causar severos prejuízos ao motor como um todo.

Para isso, a STP do Brasil recomenda a aplicação de alguns produtos preventivos a cada troca de óleo. Um é o STP Engine Flush (ST-1853BR), que deve ser adicionado ao motor antes de cada troca de óleo, visando retirar o lodo e outros resíduos do cárter, cilindros, pistões, anéis, melhorando o fluxo do óleo lubrificante novo a ser inserido. O outro é STP Oil Treatment (ST-1503BR), que deve ser adicionado em conjunto com novo óleo lubrificante que for aplicado. Composto por quatro aditivos tecnologicamente avançados, este produto contém agentes que reduzem o desgaste do motor, inibem a emissão de fumaça, minimizam o consumo de lubrificante, protegem o motor nas partidas a frio e o mantém sempre limpo.

Por fim, é importante fazer revisões mecânicas e elétricas periodicamente, mesmo após o término da garantia do veículo. Para a aplicação em centros automotivos e concessionárias de veículos, a STP do Brasil oferece, por exemplo, soluções para lubrificação e proteção de componentes vitais do carro, através da utilização do Desengripante AP-75, Silicone Spray e Break Parts Cleaner (Limpa Freios), entre outros.

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